Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of aspherical and yellow tinted intraocular lens on blue-on-yellow perimetry / Efeito das lentes intraoculares asféricas e com pigmentação amarela na campimetria azul-amarelo

Arq. bras. oftalmol; 75(5): 316-319, set.-out. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-667574

OBJETIVO:

Investigar a possibilidade de efeitos na sensibilidade ao contraste e nos resultados da campimetria azul-amarelo com implante de uma lente intraocular (LIO) asférica ou de pigmentação amarela.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo prospectivo, randomizado, duplo-mascarado, envolvendo 52 pacientes portadores de catarata senil bilateral, divididos em dois grupos; 25 pacientes (50 olhos) receberam uma LIO asférica em um olho e uma esférica no olho contralateral; e 27 pacientes (54 olhos) com implante de uma LIO de pigmentação amarela e uma LIO convencional no olho contralateral. O principal resultado do estudo foi a sensibilidade ao contraste e os dados da perimetria azul-amarelo ("mean deviation" [MD] e "pattern standard deviation" [PSD]). Os resultados foram analisados interindividualmente.

RESULTADOS:

Houve diferença estatística entre os grupos (lentes asféricas e esféricas) na sensibilidade ao contraste em condições fotópicas (12 ciclos por grau) e em condições mesópicas (todas frequências). Não houve diferença estatística na sensibilidade ao contraste entre as lentes de pigmentação amarela e convencionais. Não houve diferença estatística nos valores de MD e PSD entre os grupos.

CONCLUSÃO:

A sensibilidade ao contraste foi melhor em condições mesópicas com as lentes asféricas. A campimetria azul-amarelo parece não ser influenciada por LIOs asféricas e com pigmentação amarela. Mais estudos com uma amostra maior são necessários para confirmar ou afastar essa hipótese.
Biblioteca responsável: BR1.1