Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Immediate effect of nonspecific mandibular mobilization on postural control in subjects with temporomandibular disorder: a single-blind, randomized, controlled clinical trial / Efeito imediato da mobilização mandibular inespecífica sobre o controle postural em indivíduos com disfunção temporomandibular: ensaio clínico controlado, randomizado, simples cego

Braz. j. phys. ther. (Impr.); 17(2): 121-127, abr. 2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-675703
CONTEXTUALIZAÇÃO: A disfunção temporomandibular (DTM) é considerada multifatorial e se define como um grupo de condições dolorosas que se caracteriza por apresentar alterações funcionais do sistema estomatognático que podem estar relacionadas à perturbação ou a uma contribuição em relação ao controle da postura.

OBJETIVO:

Verificar o efeito imediato da mobilização mandibular inespecífica (MMI) sobre o controle postural em indivíduos com e sem diagnóstico de DTM.

MÉTODO:

Realizou-se um ensaio clinico controlado, randomizado, simples cego, com 50 indivíduos de ambos os gêneros, alocados em dois grupos: grupo DTM e grupo controle, diagnosticados segundo o RDC/TMD. Realizou-se uma avaliação estabilométrica com os indivíduos sobre uma plataforma de força, em duas condições visuais: olhos abertos e fechados. As variáveis referentes ao centro de oscilação do corpo (COP) analisadas foram: deslocamento, amplitude, velocidade de deslocamentos ântero-posterior (AP) e médio-lateral (ML) e área de oscilação do centro de pressão (COP). Os valores médios de cada variável foram comparados, considerando o nível de significância aceito de p<0,05.

RESULTADOS:

Foi possível verificar diferença significativa entre as médias pré e pós-MMI nos indivíduos diagnosticados com DTM na condição visual olhos fechados. Houve diferença estatisticamente significante na área de oscilação do COP (p<0,03) no deslocamento médio-lateral COPML (p<0,006), na amplitude médio-lateral COPML (p<0,01) e na variável velocidade nas direções ântero-posterior, COPAP (p<0,03) e médio-lateral ...
Biblioteca responsável: BR1.1