Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The experience of breast cancer under the perception of women who underwent mastectomy: an analysis held from scientific publications / A vivência do câncer de mama na percepção de mulheres submetidas à mastectomia: uma análise a partir de publicações científicas / La vivência del câncer de la mama en la percepción de mujeres submetidas uma mastectomia: un análisis uma partir de publicaciones científicas

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 5(5,n.esp): 8-19, dez. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-700259

OBJETIVO:

analisar, com base em Revisão Sistemática de Literatura, a percepção de mulheres mastectomizadas em decorrência do câncer de mama sobre sua relação com seu grupo social.

MÉTODO:

estudo descritivo, do tipo Revisão Sistemática de Literatura, desenvolvido em 2010, no qual foram desenvolvidos os seguintes passos: a construção do protocolo; a definição da questão norteadora do estudo; a busca dos estudos; a seleção dos estudos; a avaliação crítica dos estudos; e a síntese dos dados. No final, totalizamos 15 artigos.

RESULTADOS:

na maioria das famílias, devido à situação da mastectomia, constatou-se maior união e, consequentemente, melhor enfrentamento da situação. Verificou-se, no entanto, a existência de desagregação familiar, afastamento dos amigos, do parceiro, ou da própria mulher, pois não existem entendimento e compreensão do problema.

CONCLUSÃO:

A pesquisa revelou que o diálogo entre as pessoas importantes para a mulher contribui no tratamento e na percepção sobre a vivência.
Biblioteca responsável: BR1208.1