Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anesthesiology Journal club assessment by means of semantic changes / Avaliação do clube de revista de anestesiologia por meio de mudanças semânticas / Evaluación del club de la revista de anestesiología por medio de cambios semánticos

Rev. bras. anestesiol; 64(4): 258-262, Jul-Aug/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-720469

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

a abordagem interativa de um clube de revista foi descrita na literatura de ensino médico. O objetivo desta investigação é apresentar uma avaliação do clube de revista como uma ferramenta para discutir a questão da leitura crítica entre os residentes.

MÉTODOS:

este estudo relata o desempenho dos médicos residentes de anestesiologia do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Todos os médicos residentes foram convidados a responder a cinco perguntas derivadas de artigos discutidos. A folha de resposta consistia em uma declaração afirmativa com uma escala do tipo Likert (discordo totalmente, discordo, não tenho certeza, concordo, concordo totalmente), cada declaração relacionada a um dos artigos escolhidos. Os resultados foram avaliados por meio da análise de itens - índice de dificuldade e poder de discriminação.

RESULTADOS:

os residentes completaram 173 avaliações nos meses de dezembro de 2011 (n = 51), julho de 2012 (n = 66) e dezembro de 2012 (n = 56). O primeiro teste apresentou todos os itens com declaração direta e o segundo e terceiro testes apresentaram itens mistos. Separar "concordo totalmente" de "concordo" aumentou os índices de dificuldade, mas não melhorou o poder de discriminação.

CONCLUSÕES:

o uso de uma avaliação do clube revista com declarações diretas e inversas e com o uso de uma escala de cinco pontos para acordo mostrou aumentar a dificuldade do item e o poder de discriminação. Isso pode refletir o envolvimento com a leitura ou com a discussão durante as reuniões do clube. .
Biblioteca responsável: BR1.1