Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do conhecimento de profissionais de enfermagem sobre a injeção ventroglútea / Evaluación del conocimiento de las enfermeras respecto de la inyección ventroglútea / Evaluation of the nurses' knowledge about ventrogluteal injection

Cienc. enferm; 20(2): 29-40, ago. 2014. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-724774

OBJETIVO:

Avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem com relação à técnica de injeção intramuscular na região ventroglútea antes e depois de uma atividade de capacitação profissional.

MÉTODO:

Estudo quase-experimental, tipo antes e depois, entre janeiro e julho de 2010, em uma unidade de emergência em Descalvado-São Paulo, Brasil. A pesquisa foi realizada em três fases: Antes da intervenção, os participantes responderam um questionário específico para identificar seus conhecimentos teóricos sobre a técnica de injeção intramuscular na região ventroglútea. Na segunda fase, foi realizada uma atividade educativa com carga horária de 5 horas, com dois grupos de enfermeiros, com conteúdo teórico e prático. Na terceira fase, o conhecimento dos participantes foi reavaliado, após a capacitação.

RESULTADOS:

Antes da intervenção, questões relacionadas às estruturas anatômicas envolvidas no mapeamento da região ventroglútea foram respondidas corretamente apenas 20,8 por cento dos participantes, e após a intervenção, por 63,6 por cento deles. Além disso, após a intervenção houve 100 por cento de êxito na execução das 15 etapas contempladas na ferramenta de avaliação da prática.

CONCLUSÃO:

A intervenção de capacitação profissional foi efetiva em aumentar o conhecimento dos membros da equipe de enfermagem, mas ainda há falhas no uso de terminologias sobre estruturas musculares e ósseas envolvidas na delimitação da região ventroglútea.
Biblioteca responsável: CL116.1