Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Calidad de vida relacionada con la salud en personas con artritis reumatoide: caracterización de los estudios publicados entre 2003-2013 / Health-related quality of life in people with rheumatoid arthritis: Characterization of studies published from 2003 to 2013 / Qualidade de vida relacionada com a saúde em pessoas com artrites reumatoide: caracterização dos estudos publicados entre 2003-2013

Iatreia; 28(2): 109-119, abr.-jun. 2015. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: lil-747601

INTRODUÇÃO:

a artrite reumatoide (AR) diminui a atividade física, afeta a funcionalidade social e incrementa o estresse psicológico, com a subsequente deterioração da qualidade de vida.

OBJETIVO:

caracterizar as publicações sobre qualidade de vida em pacientes com AR.

MATERIAIS E MÉTODOS:

revisão sistemática da literatura, em quatro bases multidisciplinares de dados, a partir de um protocolo exaustivo e reproduzível; as análises se basearam em frequências.

RESULTADOS:

caracterizaram-se 244 investigações; 55,3% feitas na Europa e 25,4%, na América, das quais 60% foram nos Estados Unidos; 59% foram avaliações da qualidade de vida como desenlace primário; 29,1%, estudos de intervenção com medição da qualidade de vida como desenlace secundário; e 11,9%, estudos de validação de escalas. Os principais instrumentos de medição foram Medical Outcome Study Short-Form 36 (51,6%) e Stanford Health Assessment Questionnaire (39,7%). Ao redor da metade dos estudos não fizeram classificação clínica dos pacientes com AR.

CONCLUSÃO:

os resultados evidenciam o interesse crescente por pesquisar a qualidade de vida de pacientes com AR, a disponibilidade de múltiplas escalas genéricas e específicas para seu estudo e a concentração das publicações na Europa e na América do Norte.
Biblioteca responsável: CO332