Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Complicaciones maternas en adolescentes y adultas afiliadas al régimen subsidiado, 2012 / Maternal Complications in Adolescents and Adults Affiliated to the subsidized regime, 2012 / Complicações maternas em adolescentes e adultas inscritas no regime subsidiado de saúde, 2012

Rev. Fac. Nac. Salud Pública; 33(2): 206-2014, may.-ago. 2015. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: lil-751220
A intervenção das complicações maternas e a minimização de seus efeitos na saúde materno-infantil é prioridade para o cuidado em saúde desta população.A identificação de fatores associados à complicação materna é de importância fundamental para definir políticas e estratégias de intervenção desta problemática.

OBJETIVO:

Determinar os fatores associados com complicações durante o terceiro trimestre da gravidez, parto e puerpério das mães pertencentes ao regime subsidiado de saúde atendidas em uma instituição de segundo nível de complexidade de Medellín.

METODOLOGÍA:

Progresso na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:adolescentes entre 14 e 19 anos, não exposto: entre 20 e 34 anos de idade) e a complicação materna. Foram calculadas frequências absolutas e relativas para as variáveis qualitativas e média, mediana e rango interquartílico para as variáveis quantitativas, foi calculada proporção de incidência das complicações e o risco relativo cru e ajustado por variáveis de confusão.

RESULTADOS:

O principal fator de risco associado à complicação materna foi a atenção pré-natal inapropriada (critério de Kessner). E encontrou-se como fator protetor a assistência ao curso psico-profilático.

CONCLUSÃO:

Não foram encontradas diferenças grandes entre a população adolescente e adulta, mas sim foram identificados aspectos sociais (relacionamentos familiares), educacionais e de atendimento em saúde que podem afetar a saúde materna da população com regime subsidiado de saúde atendido por uma instituição de segundo nível de complexidade.
Biblioteca responsável: CO332