Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurses' knowledge of universal health coverage for inclusive and sustainable elderly care services / Conhecimento dos enfermeiros sobre a cobertura universal de saúde para serviços inclusivos e sustentáveis de cuidados a idosos / El conocimiento de las enfermeras sobre la cobertura universal de salud en servicios inclusivos y sostenibles para el cuidado de adultos mayores

Rev. latinoam. enferm. (Online); 24: e2670, 2016. tab, graf
Artigo em Português, Espanhol | LILACS-Express | ID: lil-775224

OBJETIVOS:

explorar o conhecimento dos enfermeiros sobre a cobertura universal de saúde (CUS) para o desenvolvimento inclusivo e sustentável de serviços de saúde a idosos.

MÉTODO:

estudo transversal. Foi recrutada uma amostra de conveniência de 326 enrolled nurses (EN) ou registered nurses (RN). Os entrevistados responderam a um questionário com base nas estratégias de implementação preconizadas pelo Fórum Global da OMS para Governmental Chief Nursing Officers and Midwives (GCNOMs). As perguntas abordavam iniciativas do governo, políticas de financiamento da saúde, políticas de recursos humanos e percepção dos entrevistados sobre a importância e contribuição do enfermeiro no alcance da CUS em serviços de cuidados a idosos.

RESULTADO:

o conhecimento de enfermeiros sobre a CUS em serviço de atenção ao idoso foi razoavelmente satisfatório. Enfermeiros tanto da prática clínica como da gestão perceberam-se contribuindo mais e tendo mais importância do que aqueles que trabalham na educação. Eles eram relativamente indiferentes à política de saúde e à política.

CONCLUSÃO:

a pesquisa revelou uma lacuna de conhecimento considerável no conhecimento da CUS pelos enfermeiros nos serviços de cuidados a idosos e evidenciou a necessidade de enfermeiros terem mais sintonia com a política de saúde. O currículo de formação para preparar os enfermeiros deve ser reforçado para incluir estudos em política pública e advocacia. Os enfermeiros podem fazer a diferença por meio de sua participação no desenvolvimento e implementação da CUS nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1