Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Saúde e trabalho de pescadores artesanais da comunidade Cassinú-RJ, Brasil: (in) visibilidade social e luta pelo reconhecimento / Salud y trabajo de los pescadores de la comunidad de embarcaciones Cassinú-RJ, Brasil: (in) visibilidad y luchasocial para el reconocimiento / Health and work of cassinu community fishermen, in Rio de Janeiro, Brazil: social (in) visibility and struggle for recognition

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 8(1): 3957-3967, jan.-mar. 2016. ilus, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-776736
Discutir as condições de saúde e trabalho de pescadores artesanais da colônia de pescadores do Gradim Z-08, na comunidade Cassinú.

MÉTODO:

pesquisa de campo, de caráter quanti-qualitativo, realizada no período de janeiro a maio de 2013, com pescadores artesanais de uma colônia situada na comunidade Cassinú-RJ.

RESULTADOS:

foram entrevistados 35 pescadores com faixa etária prevalente entre 40 e 55 anos, sendo que 34,3% estudaram até o Ensino Fundamental 1, 42,9% recebem renda mensal entre 1 e 2 salários mínimos, 71,4% utilizam EPIs deforma parcial e 91,4% sofreram algum ferimento na profissão. Identificaram-se, pelos depoimentos e observações locais, precárias condições de trabalho e riscos associados à poluição ambiental.

CONCLUSÃO:

o estudo demonstrou que há riscos de ferimentos e contaminação por microrganismos na água pela utilização parcial de EPIs, más condições habitacionais e saneamento ineficaz. Essas condições são agravadas por falta de proteção trabalhista,pela informalidade do trabalho artesanal, baixa escolaridade e baixa renda obtida com a atividade. Além disso,alertou para que enfermeiros e outros profissionais da saúde se preocupem com as populações “invisíveis”,desenvolvendo ações e investigações que gerem reflexões sobre estratégias que favoreçam melhorias na educação e saúde...
Biblioteca responsável: BR1208.1