Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Paralisia facial periférica: atividade muscular em diferentes momentos da doença / Peripheral facial palsy: muscle activity in different onset times

CoDAS; 28(1): 3-9, jan.-fev. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-779117

RESUMO OBJETIVO:

Avaliar, por meio da eletromiografia de superfície (EMGs), a atividade dos músculos risório e zigomático, durante a produção do sorriso voluntário, comparando os dados em dois grupos de indivíduos com tempos diferentes de início da paralisia facial periférica (PFP).

MÉTODOS:

140 adultos distribuídos em três grupos: G1 (35 indivíduos com início da PFP entre 0 e 3 meses); G2 (35 indivíduos com início da PFP entre 3 e 6 meses); GC (70 controles saudáveis). Todos os participantes foram submetidos à avaliação que consistiu na aplicação de uma escala clínica para avaliação da mímica facial e na realização da EMGs em região de músculos risório e zigomático.

RESULTADOS:

Os resultados indicaram que os grupos com paralisia facial, independentemente do tempo de início da doença, se diferenciaram significativamente do grupo de indivíduos saudáveis quanto à atividade muscular captada durante o repouso e no sorriso voluntário para ambas as regiões musculares testadas. Os grupos com paralisia facial não se diferenciaram significativamente quando considerada a ativação muscular para nenhuma das avaliações realizadas. O grupo com maior tempo de paralisia facial apresentou ativação muscular mais assimétrica durante o sorriso voluntário quando comparado aos demais grupos. A assimetria muscular foi mais evidente considerando o funcionamento do músculo risório.

CONCLUSÃO:

Os resultados da EMGs não evidenciaram diferenças entre os grupos de acordo com o tempo de início da doença.
Biblioteca responsável: BR1.1