Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Vestibular rehabilitation with visual stimuli in peripheral vestibular disorders / Reabilitação vestibular com estímulos visuais nas vestibulopatias periféricas

Braz J Otorhinolaryngol; 82(2): 232-241, Mar.-Apr. 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-780976

RESUMO INTRODUÇÃO:

Estímulos visuais podem induzir a adaptação vestibular e recuperar o equilíbrio corporal.

OBJETIVO:

Verificar o efeito de estímulos visuais por imagens digitais na reabilitação do equilíbrio corporal de vestibulopatias periféricas.

MÉTODO:

Estudo clínico, randomizado, prospectivo. Quarenta pacientes com vestibulopatia periférica crônica e idade entre 23 e 63 anos foram submetidos à 12 sessões de reabilitação com estímulos visuais em DVD (grupo experimental) ou aos exercícios de Cawthorne-Cooksey (grupo controle). Dizziness Handicap Inventory (DHI), escala visual analógica de tontura e testes de equilíbrio estático de Romberg sensibilizado e de apoio unipodal foram aplicados antes e após a intervenção.

RESULTADOS:

Antes e após a intervenção, não houve diferença entre os grupos experimental e controle (p > 0,005) no DHI, escala visual analógica e testes de equilíbrio estático. Após a intervenção, o grupo experimental e o controle apresentaram valores menores (p < 0,05) do DHI e da escala visual analógica de tontura e valores maiores (p < 0,05) nos testes de equilíbrio estático em algumas condições avaliadas.

CONCLUSÃO:

A inclusão de estímulos visuais por imagens digitais na reabilitação do equilíbrio corporal é eficaz na redução da tontura, na melhora da qualidade de vida e do controle postural de vestibulopatias periféricas.
Biblioteca responsável: BR1.1