Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiences to be a family caregiver of dependent elderly in the home environment / Vivências de ser cuidador familiar de idosos dependentes no ambiente domiciliar

Rev. RENE; 17(1): 76-85, jan.-fev. 2016.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-786870

OBJETIVO:

compreender as vivências de cuidar de idosos dependentes no ambiente domiciliar, a partir daótica de cuidadores familiares que apresentam sobrecarga e desconforto emocional.

MÉTODOS:

investigaçãoqualitativa, com aporte na Teoria Fundamentada nos Dados. Realizaram-se visitas domiciliares para observaçãoe entrevista semiestruturada com nove familiares de idosos dependentes em autocuidado.

RESULTADOS:

comas codificações e análise do material empírico, pode-se compreender o cotidiano dos cuidadores na relaçãode cuidados com seus familiares idosos dependentes. As experiências consolidadas se embasam em vivênciaspositivas, como a solidariedade pela interação estabelecida e a manutenção da autoestima, e negativas comomudanças na rotina de vida diária e na saúde, com identificação de tensão relacionada ao papel de cuidador.

CONCLUSÃO:

na compreensão dos familiares, as suas vivências como cuidador, no contexto domiciliar, variaramentre aspectos positivos e negativos, que respectivamente minimizam e maximizam o sentimento de sobrecargae de desconforto emocional.
Biblioteca responsável: BR6.1