Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Por un futuro mejor: programa de promoción de la salud para Afrodescendientes / Por um futuro melhor: programa de promoção da saúde para Afro-descendentes / For a better future: program of health promotion for Afro-descend

rev. cuid. (Bucaramanga. 2010); 7(1): 1185-1194, ene.-jun. 2016. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: lil-790017

INTRODUÇÃO:

As famílias afro-colombianas caracterizam-se por viver em contextos de alta vulnerabilidade, que requerem seu fortalecimento com programas em promoção da saúde.

OBJETIVO:

Construir um programa da promoção da saúde, com famílias afro-colombianas em situação de pobreza em Tumaco, ano 2012.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Investigação-Ação-Participativa, formando um grupo e a comissão de seguimento, este permitiu a adaptação da proposta do Martí através de quatro etapas no processo.

RESULTADOS:

O programa de Promoção da Saúde foi uma construção coletiva entre o Grupo Investigação Ação Participação, a comissão de seguimento e as famílias, realizado em quatro fases: Etapa 1: Inicio e preparação do campo. Etapa 2.Diagnóstico: Aproximação ao universo das famílias afro-colombianas. Etapa 3. Construção e aplicação do programa de promoção da saúde: “Do dizer ao fazer, superamos as distâncias”. Passo 4. Avaliação e projeção do programa: "Avaliando vamos terminando" Discussão e Conclusões: A construção social do programa de promoção da saúde, bem como a abordagem pedagógica e didática para o desenvolvimento do mesmo, desenvolveu-se em função do contexto cultural, desde a perspectiva da Investigação Ação Participação. O programa “Por um futuro melhor” permitiu criar novos conhecimentos às famílias, líderes e profissionais da saúde a partir da realidade e intercâmbio de saberes, com ações dirigidas a fortalecer o amor próprio, a comunicação, o entorno e a participação, com o fim de melhorar as condições de saúde.
Biblioteca responsável: CO646.9