Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise imuno-histoquímica das proteínas RANK, RANKL e OPG em dentes de ratos reimplantados / Immunohistochemical analysis of the RANK protein, RANKL and OPG teeth reimplanted in rats

Natal; s.n; ago. 2014. 75 p. ilus, tab, graf. (BR).
Tese em Português | BBO - Odontologia | ID: lil-790450
Apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Galvão, Hebel Cavalcanti.
O sistema RANK/RANKL/OPG contribui para a compreensão do processo e regulação da formação e reabsorção do osso, tendo sido o maior avanço na biologia óssea com relação a osteoclastogênese. RANKL e OPG inibem RANK regulando a formação, ativação e sobrevivência de osteoclastos na remodelação óssea. O objetivo desse estudo foi investigar a expressão dos marcadores RANKL/RANK/OPG em dentes de ratos reimplantados, bem como observar a relação entre a expressão desses marcadores com o processo de reabsorção dentária e óssea. Foram utilizados 30 incisivos superiores direitos de 30 ratos machos, adultos, da linhagem Wistar (Rattus norvegicus albinus). Os dentes foram avulsionados e divididos em dois grupos que permaneceram extra-alveolar em ar seco: G1 (n=15) - 5 minutos e G2 (n=15) - 60 minutos, e em seguida foram reimplantados e analisados nos intervalos de 1, 3 e 7 dias. Finalizado os períodos experimentais, ocorreu a eutanásia dos animais. Cortes longitudinais com 5μm de espessura foram obtidos e corados pela técnica H/E para a análise histológica e cortes com 3μm de espessura foram submetidos à reação imuno-histoquímica mediante a utilização de anticorpos primários para ratos como OPG, RANK e RANKL. Os resultados demonstraram que o sistema RANK/RANKL/OPG participa ativamente, tanto do processo de reparo de dentes de ratos reimplantados, quanto das reabsorções dentárias e ósseas; que RANKL apresentou maior imunomarcação em ambos os grupos, participando em todas as fases da reabsorção óssea e dentária; e o aumento da expressão de RANKL foi observada em ambos os grupos em todos os intervalos de tempo, comprovando que a resposta inflamatória no ligamento periodontal ocorre no início do processo de reparo; e que a fraca expressão de RANK e OPG e o aumento da expressão de RANKL sugere uma diminuição da reabsorção ativa e aumento da reabsorção reparada no osso e no cemento, sendo maior no osso.
Biblioteca responsável: BR1264.1
Localização: BR1264.1; D793