Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de índice de infestação de Culex quinquefasciatus e registro de reclamações de incômodo em áreas referentes aos piscinões de Santo André, SP / Culex quinquefasciatus infestation indexes application and nuisance complaints record in areas related to big pools of Santo André, SP

São Paulo; s.n; 2016. 113 p.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-790647
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Natal, Delsio.

INTRODUÇÃO:

Os culicídeos (insetos da Ordem Diptera, Família Culicidae), vulgarmente conhecidos como pernilongos, são vetores de diversos agentes patogênicos de doenças humanas e animais e fator de incômodo à população em geral. Os recursos lançados com o objetivo de controlar as pragas urbanas utilizando compostos químicos devem ser feitos com o máximo de parcimônia a fim de se evitar a contaminação ambiental e dificultar o aparecimento de linhagens resistentes dos vetores e pragas urbanas aos biocidas empregados.

OBJETIVOS:

Estabelecer índices de infestações de Culex quinquefasciatus baseados na contagem de insetos adultos e de suas formas imaturas, coletados em piscinões e propor instrumento para estimar o incômodo provocado pelas picadas na população do entorno.

MATERIAIS E MÉTODOS:

O período estabelecido de coleta de espécimes de mosquitos e dados provenientes foi de agosto de 2014 a maio de 2015. Foram escolhidos dois piscinões do Município de Santo André, o Piscinão do Bairro Bom Pastor e o Piscinão da Faculdade de Medicina (Valparaíso) para ser a área de estudo. Esta pesquisa propõe a construção de alguns índices de infestação da espécie em estudo baseado em duas vertentes: 1) Foi feito o diagnóstico por meio de contagem de pernilongos conduzida na área dos piscinões. Foram contados e identificados os exemplares adultos deste mosquito que foram coletados por meio de aspiração nos abrigos e a aspiração dentro de caixas de repouso que foram instaladas nas áreas dos piscinões e contagem de formas imaturas (larvas e pupas), recolhidas dos criadouros aquáticos dos piscinões. 2) Foram analisadas as reclamações provindas dos munícipes através do Sistema de Informação de Atendimento da Prefeitura Municipal, dentro de um raio limítrofe correspondente à área de influência de cada reservatório.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1. 55889/2016. CM, 2174; MTR / BR67.1. 55890/2016. CM, revisada, 2174; MTR