Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção científica dos grupos de pesquisa em Promoção da Saúde no Brasil: perfil e discussão de uma amostra nacional / Scientific production of health promotion research groups in Brazil characterization and discussion of a national sample

São Paulo; s.n; 2016. 86 p. ilus, tab.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-790658
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Serviços Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Watanabe, Helena Akemi Wada.
A Promoção da Saúde é um campo relativamente jovem, inserido em uma conjuntura social, política e econômica em constante transformação. Sendo assim, é relevante que se reflita sobre a sua dinâmica. Há diferenças nas concepções sobre o que é Promoção da Saúde, que têm reflexo na produção científica, bem como na construção, implementação e revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNaPS). As instituições de ensino e pesquisa têm papel central na produção de conhecimento. No Brasil, grande parte da produção científica é organizada pelos programas de pós-graduação, principalmente via grupos de pesquisa. O objetivo deste estudo foi traçar um panorama da produção científica de uma amostra de grupos de pesquisa brasileiros que têm como tema de trabalho a Promoção da Saúde e que participaram do processo de revisão da PNaPS. A amostra de grupos de pesquisa foi obtida do projeto Contribuição das universidades e de setores do Ministério da Saúde para a revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde, realizado em 2014. Este projeto buscou identificar no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP CNPq) todos os grupos que apresentassem a Promoção da Saúde como tema de pesquisa. Foram identificados 102 grupos, que foram convidados a participar da revisão da PNaPS. O presente estudo traçou o perfil dos 102 grupos de pesquisa, e analisou a produção científica dos grupos que participaram de todo o processo de revisão da PNaPS.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1. 55910/2016. CM, 2182; MTR / BR67.1. 55986/2016. CM, revisada, 2182; MTR