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Cultura pop japonesa e identidade social: os cosplayers de Vitória (ES) / Japanese pop culture and social identity: the cosplayers from Vitória (ES)
Coelho Junior, Leconte de Lisle; Gonçalves, Gabriela Maria Ramos.
Afiliação
  • Coelho Junior, Leconte de Lisle; Universidade Federal de Alagoas. Maceió. Brasil
  • Gonçalves, Gabriela Maria Ramos; Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Faro. Portugal
Psicol. Soc ; 23(3): 583-591, set.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | Index Psicologia - Periódicos | ID: psi-60336
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
Este estudo enfoca a identidade social formada a partir de um grupo de cosplayers do Estado do Espírito Santo. Os cosplayers são pessoas que se travestem com roupas de personagens de mangás (revistas em quadrinhos de origem japonesa), animes (desenhos animados de origem nipônica) e games diversos. Essa prática está suportada pela cultura popular japonesa inserida no meio social capixaba. A amostra contou com 12 informantes, com média de idade de 18,66 anos (DP = 1,44). Os principais resultados provenientes da mídia nipônica em detrimento de outras são basicamente que os atributos psicológicos das personagens escolhidas aparentemente mantêm uma pequena superioridade sobre outros aspectos ao se decidir por uma personagem. E finalmente essas pessoas sentem-se como sendo formadoras de um grupo social que se baseia em duas categorias estruturais interativas "Performance" e "Diversão" que podem ser consideradas típicas da sociedade de entretenimento da cultura de massas.(AU)
ABSTRACT
This study focus on the social identity construed from a group of cosplayers from Espírito Santo. The cosplayers are people who dress with clothes of characters of mangas (comics from Japan), animes (cartoons with Nipponese origin) and several games. This practice is supported by the Japanese popular culture inserted in the Capixaba social environment. The sample comprised 12 respondent, with average age of 18, 66 years old (DP =1, 44). The main results from the Nipponese media over another are basically that the psychological attributes of the characters chosen apparently maintain some advantage over other aspects when people decide upon a certain characterization. Finally, these people feel themselves as creators of a social group that is based on two structural interactive categories performance and fun, which can be considered as typical of the entertainment mass culture society.(AU)
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Index Psicologia - Periódicos Assunto principal: Identificação Social / Cultura / Mídias Sociais / Grupo Social Aspecto: Determinantes sociais da saúde Limite: Adolescente / Feminino / Humanos / Masculino País/Região como assunto: Ásia Idioma: Português Revista: Psicol. Soc Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Alagoas/Brasil / Universidade do Algarve/Portugal

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Index Psicologia - Periódicos Assunto principal: Identificação Social / Cultura / Mídias Sociais / Grupo Social Aspecto: Determinantes sociais da saúde Limite: Adolescente / Feminino / Humanos / Masculino País/Região como assunto: Ásia Idioma: Português Revista: Psicol. Soc Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Alagoas/Brasil / Universidade do Algarve/Portugal
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