Your browser doesn't support javascript.
loading
Colaboração Interprofissional: um estudo de caso sobre o Núcleo de Atenção do Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ) / Interprofessional collaboration: a case study of the Elderly Care Center of the State University of Rio de Janeiro (NAI / UERJ)
Rio de Janeiro; s.n; 2016. tab, graf.
Tese em Português | TESESFIO, FIOCRUZ | ID: tes-6730
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: ENSP; T362.6098153, A779c
ABSTRACT
Nas últimas décadas, a temática da colaboração interprofissional se destacou no campo da saúde, como componente da formação e de atenção à saúde do idoso, a fim de melhorar a qualidade e acesso aos serviços na perspectiva de uma atenção à saúde mais continua e abrangente. A rápida transição demográfica e epidemiológica traz grandes desafios para saúde pública e novas demandas em saúde, como incapacidades funcionais e doenças crônicas,resultando no aumento da complexidade do cuidado, prolongamento do tempo de uso do serviço de saúde e elevação dos gastos em saúde. A colaboração interprofissional tem sido vista como uma estratégia inovadora, que pode ser utilizada para aumentar a efetividade dos sistemas de saúde. Esta prática colaborativa consiste no processo de comunicação continuo e na tomada de decisão, permitindo que os saberes e as habilidades de diversas áreas profissionais atuem de forma sinérgica na equipe profissional e voltada para o paciente e a comunidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos profissionais de saúde do Núcleo de Atenção ao idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ) em relação à colaboração interprofissional, a fim de compreender os sentidos da colaboração, a interação entre os profissionais e a produção do cuidado. O NAI/UERJ tem como objetivo fornecer assistência qualificada, formar recursos humanos e desenvolver metodologias de práticas interprofissionais no cuidado à população idosa, tendo como referência o cuidado integral à saúde. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e uma revisão de estudos sobre o tema. Participaram da pesquisa 13 profissionais do NAI das áreas de farmácia, medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia e serviço social. As entrevistas foram transcritas e analisadas pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática.
RESUMO
Os resultados evidenciaram três categorias temáticas recursos da colaboração interprofissional inseridos no modelo de trabalho compartilhado desenvolvido no NAI, dimensões da colaboração e campo, espaço físico, sobrecarga de trabalho e carga horária. A colaboração interprofissional é percebida como relacionada ao fortalecimento das relações interpessoais, filosofia culturalmente instituída no NAI, abertura do canal de comunicação entre os profissionais, disponibilidades de espaços coletivos e gestão compartilhada. Observaram-se problemas na condução do arranjo de reunião de final de turno preconizada pelo NAI e insuficiência de dispositivos organizacionais para apoiar a proposta de pratica do NAI. Reconhece-se que é preciso ampliar o conhecimento sobre os processos colaborativos em outros serviços de saúde da UERJ e sobre as relações de interdependência para a produção do cuidado compartilhado na saúde do idoso. (AU)
Assuntos
Texto completo: Disponível Base de dados: FIOCRUZ / TESESFIO Assunto principal: Saúde do Idoso / Carga de Trabalho / Pessoal de Saúde / Comportamento Cooperativo / Relações Interpessoais Limite: Idoso / Humanos Idioma: Português Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Base de dados: FIOCRUZ / TESESFIO Assunto principal: Saúde do Idoso / Carga de Trabalho / Pessoal de Saúde / Comportamento Cooperativo / Relações Interpessoais Limite: Idoso / Humanos Idioma: Português Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Tese
...