Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cultura e cuidado: revisão da literatura sobre o método etnográfico nas pesquisas de enfermagem / Culture and care: literature review on the ethnographic method in the nursing researches

Nunes, Geandra Batista Lima; Nogueira, Lídya Tolstenko.
Rev. enferm. UFPE on line; 5(8): 2038-2045, out. 2011. ilus
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-32144

OBJETIVO:

fazer um levantamento da produção científica e discutir a utilização do método etnográfico nas pesquisas de Enfermagem.

MÉTODO:

trata-se de um estudo de revisão de literatura, cujos artigos foram selecionados pelos seguintescritérios de inclusão: publicado no período de 2000 a 2010 nas bases de dados LILACS, BDENF e SciELO; e refere-se àutilização do método etnográfico no desenvolvimento de pesquisas brasileiras de Enfermagem. Foram utilizados comodescritores os termos etnografia e enfermagem. Os artigos foram analisados e classificados por categoria temática deabordagem e emprego do método a partir de um roteiro de caracterização, com fins a responder a questão norteadora:Como a Enfermagem brasileira tem utilizado o método etnográfico no desenvolvimento de pesquisas na última década?Resultados: das 153 produções científicas encontradas, selecionou-se para análise, por meio dos critérios de inclusão, 26artigos, sendo 84,6% artigos originais, elaborados por meio de entrevistas (100%) e observações participantes (62%). Ométodo etnográfico tem sido utilizado pela Enfermagem para desenvolver estudos relativos, principalmente, às temáticasde representações e significados do processo saúde/doença/cuidado, tanto para pacientes quanto para profissionais desaúde em seus contextos culturais, destacando-se o emprego da metodologia de análise temática (42%).

CONCLUSÃO:

ométodo etnográfico vem sendo utilizado pela Enfermagem como instrumento esclarecedor das representações, significados e conceituações de fenômenos e suas relações culturais para sujeitos de pesquisa, incorporando um olharholístico à percepção do indivíduo contextualizado em um meio sociocultural. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1