Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas assistenciais de aproximação e distanciamento da humanização no pré-natal: revisão integrativa / Assistance practices of rapprochement and distancing of humanization in prenatal: an integrative review

Barreto, Camila Nunes; Prates, Lisie Alende; Scarton, Juliane; Alves, Camila Neumaier; Wilhelm, Laís Antunes; Ressel, Lúcia Beatriz.
Rev. enferm. UFPE on line; 8(2): 416-423, fev.2014. ilus
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-34113

OBJETIVO:

analisar as evidências disponíveis na literatura sobre quais as práticas assistenciais na atenção pré-natal de baixo risco que se aproximam ou se distanciam das políticas e programas nacionais de humanização.

MÉTODO:

revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS e SCOPUS, com os descritores “cuidadospré-natais” e "atenção primária à saúde". Após leitura dos artigos, a fim de organizar a coleta e análise dosque atenderam aos critérios de inclusão foi apresentado em uma figura; ainda, os artigos foram classificadosde acordo com os sete níveis de evidências descritos por Melnyk e Fineout-Overholt.

RESULTADOS:

foramselecionados 18 artigos. Nestes, evidenciou-se que a humanização no cuidado pré-natal apresenta-se numperíodo de construção e reflexão, mesmo presente nas ações desenvolvidas na prática assistencial.

CONCLUSÃO:

compreende-se que são muitos os desafios e a necessidade de estudos e aprimoramento na práticaassistencial para que haja a qualificação da assistência.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1