Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da produção científica sobre os determinantes sociais de saúde na Faculdade de Saúde Pública - USP / Analysis of the Scientific Literature on the Social Determinants of Health at the School of Public Health

Martins, Ana Maria Barbieri Bedran.
São Paulo; s.n; 2010.
Tese em Português | Repositório BVS | ID: biblio-859051
Dentre as várias áreas, abordagens e temas que compõem a Saúde Pública, a Promoção da Saúde constitui-se como um dos mais estabelecidos o que indica a pertinência de reflexão sobre sua produção. E dentre as linhas de pesquisa na área de Promoção da Saúde, nos últimos anos, tem se destacado o tema de Determinantes Sociais de Saúde, essa preocupação expressa por essa linha de pesquisa e atuação sobre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) assim como as propostas de promoção da saúde remetem necessariamente à reflexão sobre a dinâmica social visto que estão voltadas para a transformação das condições de vida.

Objetivo:

Esse estudo teve por objetivo identificar a produção da pesquisa em DSS na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no período de 2004 a 2008, e apontar as áreas de interesse e tendências desse campo de estudo.

Metodologia:

A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica de estudos sobre DSS, realizada a partir de um levantamento de dados baseado na consulta às seguintes bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e banco de tese da Capes. Os indexadores para a pesquisa foram selecionados segundo os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS).

Resultados:

Dentre os diversos determinantes sociais de saúde encontrados durante a coleta de dados, os mais citados foram inclusão social, segurança, justiça social, transporte, qualidade de vida, modelos de atenção à saúde, educação, lazer, ambiente de trabalho, equidade, distribuição de renda, recursos sustentáveis, ecossistema saudável, stress e saneamento. Deu-se preferência pelos resultados que se referiram diretamente ao tema da pesquisa sobre Determinantes Sociais de Saúde, resultados esses que foram classificados por ano, tipo de publicação teses, dissertações, artigos de periódicos e por classificação de determinantes sociais de saúde.

Conclusão:

Verificou-se que a produção cientifica com Determinantes Sociais de Saúde na Faculdade de Saúde Pública USP tem crescido continuamente nesses últimos anos e que a maioria dos trabalhos está voltada para o estudo sobre as iniquidades em saúde seguido, de estudos sobre o empoderamento e a qualidade de vida...(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1