Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da produção científica sobre os determinantes sociais de saúde na Faculdade de Saúde Pública - USP / Analysis of the Scientific Literature on the Social Determinants of Health at the School of Public Health

Martins, Ana Maria Barbieri Bedran.
São Paulo; s.n; 2010.
Tese em Português | Repositório BVS | ID: biblio-859051
Dentre as várias áreas, abordagens e temas que compõem a Saúde Pública, a Promoção da Saúde constitui-se como um dos mais estabelecidos o que indica a pertinência de reflexão sobre sua produção. E dentre as linhas de pesquisa na área de Promoção da Saúde, nos últimos anos, tem se destacado o tema de Determinantes Sociais de Saúde, essa preocupação expressa por essa linha de pesquisa e atuação sobre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) assim como as propostas de promoção da saúde remetem necessariamente à reflexão sobre a dinâmica social visto que estão voltadas para a transformação das condições de vida.

OBJETIVO:

Esse estudo teve por objetivo identificar a produção da pesquisa em DSS na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no período de 2004 a 2008, e apontar as áreas de interesse e tendências desse campo de estudo.

METODOLOGIA:

A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica de estudos sobre DSS, realizada a partir de um levantamento de dados baseado na consulta às seguintes bases de dados: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e banco de tese da Capes. Os indexadores para a pesquisa foram selecionados segundo os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS).

RESULTADOS:

Dentre os diversos determinantes sociais de saúde encontrados durante a coleta de dados, os mais citados foram: inclusão social, segurança, justiça social, transporte, qualidade de vida, modelos de atenção à saúde, educação, lazer, ambiente de trabalho, equidade, distribuição de renda, recursos sustentáveis, ecossistema saudável, stress e saneamento. Deu-se preferência pelos resultados que se referiram diretamente ao tema da pesquisa sobre Determinantes Sociais de Saúde, resultados esses que foram classificados por ano, tipo de publicação: teses, dissertações, artigos de periódicos e por classificação de determinantes sociais de saúde.

CONCLUSÃO:

Verificou-se que a produção cientifica com Determinantes Sociais de Saúde na Faculdade de Saúde Pública USP tem crescido continuamente nesses últimos anos e que a maioria dos trabalhos está voltada para o estudo sobre as iniquidades em saúde seguido, de estudos sobre o empoderamento e a qualidade de vida...(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1