Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sífilis congênita: reflexões sobre um agravo sem controle na saúde mãe e filho / Congenital syphilis: reflections on an aggravation without control in health of the mother and son

Sousa, Deise Maria do Nascimento; Costa, Camila Chaves da; Chagas, Ana Carolina Maria Araújo; Oliveira, Lara Leite de; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Damasceno, Ana Kelve de Castro.
Rev. enferm. UFPE on line; 8(1): 160-165, jan. 2014.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-915867

OBJETIVO:

refletir sobre a sífilis congênita como agravo sem controle, enfatizando-a como marcador da assistência pré-natal.

MÉTODO:

estudo reflexivo, realizado a partir de revisão de literatura que incluiu artigos, legislações, manuais do Ministério da e livros, a partir das Bases de dados Lilacs e Medline e na biblioteca virtual Scielo. Após a leitura e fichamento dos materiais, procedeu-se à análise descritiva.

RESULTADOS:

a sífilis congênita pode ser considerada como marcador da assistência pré-natal, implicando na existência de sérios erros estruturais na saúde pública. O seu reconhecimento como doença grave contribui para a elaboração de políticas públicas que buscam erradicá-la, pela concessão da assistência de saúde pautada na humanização e qualidade.

CONCLUSÃO:

destacou-se a importância do reconhecimento da sífilis congênita como importante problema de saúde pública, destacando a participação dos profissionais da saúde, que devem direcionar as ações respaldadas no conhecimento técnico-científico para o controle da doença.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1