Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A trajetória histórica das políticas de atenção ao parto no brasil: uma revisão integrativa / The historic route of childbirth care policies in brazil: an integrative review

Matos, Greice Carvalho de; Escobal, Ana Paula; Soares, Marilu Correa; Härter, Jenifer; Gonzales, Roxana Isabel Cardozo.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(3,n.esp): 870-878, mar. 2013. ilustrado
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-979595

Objetivo:

conhecer as mudanças no cenário das políticas de saúde relacionadas ao parto.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou responder a seguinte questão "Quais são as mudanças nas políticas de saúde sobre a atenção ao parto no Brasil?". Foi utilizada a base de dados Lilacs, o portal SciELO e o Banco Brasileiro de Teses e Dissertações, sem delimitação temporal. Foi determinado como critério de seleção dos estudos abordar as políticas públicas relativas ao processo de parturição no Brasil. A seleção foi realizada por meio de leitura flutuante dos títulos e resumos, seguida pela leitura integral dos artigos.

Resultados:

foram consideradas relevantes em relação à temática deste estudo 15 produções, categorizadas em 3 eixos temáticos, considerando a similaridade de conteúdos.

Conclusão:

as mudanças nas políticas públicas relativas ao parto trouxeram muitos avanços ao longo dos anos. Entretanto, é necessário persistir na busca pela humanização do parto.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1