Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bioética, cuidados paliativos e terminalidade: revisão integrativa da literatura / Bioethics, palliative care and terminality: a integrative review of the literature

Andrade, Cristiani Garrido de; Costa, Solange Fátima Geraldo da; Vasconcelos, Mônica Ferreira de; Zaccara, Ana Aline Lacet; Duarte, Marcella Costa Souto; Evangelista, Carla Braz.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(3,n.esp): 888-897, mar. 2013. ilustrado
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-979600

Objetivo:

caracterizar publicações disseminadas em periódicos on-line, no período de 2007 a 2012, que abordam a temática Bioética, cuidados paliativos e terminalidade.

Método:

revisão integrativa da literatura, cuja coleta de dados foi realizada na Biblioteca Virtual SciELO e na Base de Dados LILACS, em setembro de 2012. Foi elaborada a seguinte questão << Qual a caracterização de publicações disseminadas em periódicos on-line, no âmbito da saúde, no período de 2007 a 2012, acerca da Bioética, dos cuidados paliativos e da terminalidade? >>

Resultados:

quanto aos periódicos selecionados, destacou-se a Revista Bioética; o ano de 2010 correspondeu ao período com o maior número de artigos publicados. Emergiram duas categorias tematicas bioética em cuidados paliativos; e dilemas bioéticos acerca do fim da vida.

Conclusão:

os estudos expressam a preocupação diante de dilemas éticos, bem como reconhecem o valor da Bioética para nortear a prática dos profissionais e humanizar o cuidado com o doente terminal.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1