Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As questões bioéticas do idoso e seus aspectos relevantes para a enfermagem: revisão integrativa / Bioethical issues of older adults and their aspects relevant to nursing: integrative review

Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal; Abreu, Louise Theresa de Araújo; Mata, Ana Carolina de Oliveira; Leite, Bruna Silva; Santos, Renata da Costa.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(3,n.esp): 945-952, mar. 2013.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-979803

Objetivo:

analisar as produções científicas sobre a bioética voltada ao idoso nos aspectos relevantes à enfermagem.

Método:

revisão integrativa com período de coleta de dados de 14/09/11 a 08/12/11 com busca nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed entre 2007 e 2011.

Resultados:

os 36 artigos selecionados destacaram os dilemas éticos e a autonomia em 13,8% dos artigos; 11,1% referiam-se à necessidade de transplante de órgãos; 8,3% à disponibilidade de abrigos para idosos abandonados; 5,5% referiam-se ao papel da família junto ao idoso; 11,1% destacaram o consentimento informado do idoso na tomada de decisão ética; e 17% o cuidado ao idoso hospitalizado visando os seus direitos.

Conclusão:

a responsabilidade social das políticas de saúde, alocação de recursos e atuação dos profissionais da saúde precisa ser refletida à luz da bioética e considerar a produção destas intervenções e as soluções para os conflitos morais que envolvem o idoso.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1