Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldade de aprendizagem: principais abordagens terapêuticas discutidas em artigos publicados nas principais revistas indexadas no LILACS de fonoaudiologia no período de 2001 a 2005 / Learning difficulties: main therapeutic approaches in articles published in the main speech therapy journals from 2001 to 2005 - indexed on Lilacs

Lima, Tereza Cristina Ferraz de; Pessoa, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves.
Rev. CEFAC ; 9(4): 469-476, out.-dez. 2007. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, Repositório BVS | ID: lil-473211

OBJETIVO:

verificar artigos referentes às dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivos específicos classificar o tipo de artigo, além de analisar a abordagem e a nomenclatura utilizada para identificação dos problemas de aprendizagem, pelos autores dos mesmos, nas revistas de 2001 a 2005 com indexação no LILACS.

MÉTODOS:

foram selecionados artigos com base nas seguintes palavras chaves dificuldade de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem, dificuldade de leitura e/ou escrita, dislexia, disortografia e disgrafia.

RESULTADOS:

o tipo de artigo mais publicado foi artigo original, seguido de estudo de caso. A principal nomenclatura utilizada pelos autores foram distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, e a abordagem mais citada foi aquela que contempla a consciência fonológica. Verificou-se 207 artigos em linguagem, sendo 22 referentes ao tema desse trabalho.

CONCLUSÃO:

existe uma escassez de publicação de trabalhos na área de linguagem, principalmente ao tema relacionado à dificuldade de aprendizagem que talvez seja explicado pela falta de consenso entre os autores, levando tanto a uma dificuldade diagnóstica como terapêutica.
Biblioteca responsável: BR1561.1