Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A importância da inclusão do termo sistema musculoaponeurótico superficial nos descritores em ciências da saúde e na terminologia anatômica internacional / Importance to include the term superficial musculoaponeurotic system in medical subject headings and in the international anatomical nomenclature

Ferreira, Lydia Massako; Locali, Rafael Fagionato; Lapin, Guilherme Abbud Franco; Hochman, Bernardo.
Acta cir. bras; 26(3): 242-246, May-June 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-583746

OBJETIVO:

Investigar a relevância do termo sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS) para propor a sua indicação para indexação como palavra-chave e inclusão na Terminologia Anatômica Internacional.

MÉTODOS:

Termos relacionados ao SMAS foram recuperados de artigos originais identificados por mapeamento automático nas bases ISI Web Of Science e MEDLINE (PubMed). Os termos foram agrupados a fim de formar uma estratégia de busca de alta sensibilidade, limitada a periódicos exclusivos da especialidade de Cirurgia Plástica. Destes periódicos, foram selecionados artigos publicados de janeiro de 1996 a maio de 2009. Avaliou-se o título, resumo e as palavras-chaves, computando-se todas as ocorrências de termos relacionadas ao SMAS.

RESULTADOS:

Recuperou-se um total de 126 artigos originais de periódicos relevantes, especializados em cirurgia plástica, e indexados nas bases mencionadas. Destes artigos, 51,6 por cento apresentavam termos relacionados com SMAS somente no resumo, e 25,4 por cento apresentavam termos relacionados com SMAS no título e resumo. O termo sistema musculoaponeurótico superficial estava presente como descritor em 19,8 por cento dos artigos. As ocorrências mais freqüentes foram SMAS (71,4 por cento) e sistema musculoaponeurótico superficial (62,7 por cento).

CONCLUSÃO:

O termo SMAS, referente à estrutura em estudo, apresentou relevância suficiente para ser indexado como palavra-chave e listado na Terminologia Anatômica Internacional.
Biblioteca responsável: BR1.1