Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistemas de Informação em Saúde que integram terminologias de enfermagem: uma revisão de literatura / Integrating nursing terminologies into Health Information Systems: a literature review / Sistemas de Información em Salud que integr an terminologías en enfermería: una revisión de la literatura

Carvalho, Carina Maris Gaspar; Moro, Claudia Maria Cabral; Cubas, Marcia Regina; Malucelli, Andreia.
J. health inform ; 4(2): 50-54, abr.-jun. 2012.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-683523

Objetivo:

Apresentar revisão sistemática da literatura acerca de Sistemas de Informação em Saúde que integram terminologias de enfermagem para apoio à realização do Processo de Enfermagem.

Método:

A busca por publicações na Biblioteca Virtual em Saúde resultou na identificação inicial de 4.547 artigos. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 artigos, dentre os quais foram identificados 14 sistemas, cujas características foram apresentadas em quadro e gráficos e discutidas com base na literatura sobre recursos tecnológicos para apoio ao Processo de Enfermagem.

Resultados:

As experiências com sistemas relatadas referem-se a quatro países. Estes sistemas foram desenvolvidos para diferentes aplicações e estão em distintas fases de desenvolvimento. Foram identificadas sete terminologias de enfermagem integradas nos sistemas.

Conclusão:

Dos 14 sistemas, 42,9% encontram-se implantados. A CIPE® foi a terminologia mais integrada e o Brasil foi o país que mais apresentou publicações sobre Sistemas de Informação em Saúde com terminologias.
Biblioteca responsável: BR1.2