Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção científica de enfermeiros brasileiros sobre enfermagem e oncologia: revisão narrativa da literatura / Scientific production from brazilian nurses on nursing and oncology: a narrative literature review

Rolim, Dulcemar Siqueira; Arboit, Éder Luís; Kaefer, Cristina Thum; Marisco, Nara da Silva; Ely, Gabriela Zenatti; Arboit­, Jaqueline.
Arq. ciências saúde UNIPAR; 23(1): 41-47, jan-abr. 2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-979973
O câncer possui inúmeras implicações epidemiológicas, sociais e econômicas para o paciente e sua família. Diante desse panorama, é crescente a necessidade de profissionais qualificados para desenvolverem a assistência aos pacientes com câncer, dentre os quais se encontra o enfermeiro. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer o que tem sido produzido por enfermeiros brasileiros sobre enfermagem e oncologia. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado em dezembro de 2016 na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online ­ MEDLINE, por meio da estratégia de busca "Enfermagem" AND "Oncologia". Inicialmente, foram encontrados 2.245 estudos, dos quais 14 compuseram o corpus da revisão. Os estudos sobre enfermagem e oncologia versavam sobre o manuseio da dor, terapias complementares, saúde do homem, cuidados paliativos e assistência domiciliar e oncologia pediátrica. Sendo o envelhecimento um fator para o desenvolvimento do câncer, nenhum artigo falou sobre o câncer no paciente idoso o que demonstra uma lacuna quanto à abordagem da temática com essa população.