Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos sócio-políticos da implantação da Central de Transplantes do Piauí / Socio-political aspects of the implantation of the Transplant Center of Piauí

Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Carvalho, Ayla Maria Calixto de; Câmara, Josenei de Teixeira; Carvalho, Patrícia Maria Gomes de.
Rev. bras. enferm; 60(4): 405-409, jul.-ago. 2007.
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-467433
Estudo qualitativo objetivando compreender os aspectos sócio-políticos que mediaram a implantação da central de transplante do Piauí, identificar os sujeitos sociais envolvidos nessa implantação e analisar a participação da sociedade civil organizada. Fizeram parte do estudo dez sujeitos diretamente relacionados com a implantação da central, sendo delimitados por meio da técnica de "bola-de-neve". Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e submetida à análise temática. Concluiu-se que, a implantação da central de transplante no Piauí, foi fruto de um complexo jogo de negociações e interesses entre Estado e sociedade civil organizada, já que não havia um projeto político para ações na área dos transplantes. Esse distanciamento da responsabilidade da Gestão Pública caracteriza a importância que foi dada a essa implantação.