Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de enfermagem na saúde mental: revisão integrativa da literatura / Proceso de enfermería en salud mental: revisión integrativa de la literature / Nursing process in mental health: an integrative literature review

Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti; Freitas, Maria Isabel Pedreira de; Lamas, José Luiz Tatagiba; Toledo, Vanessa Pellegrino.
Rev. bras. enferm ; 70(1): 220-230, jan.-fev. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-843609
RESUMO

Objetivo:

identificar evidências da literatura sobre a aplicação do processo de enfermagem no cuidado desenvolvido pelo enfermeiro na saúde mental.

Método:

revisão integrativa da literatura, entre 1990 e 2013, nas bases PubMed, Scopus, CINAHL e LILACS. Descritores processos de enfermagem, saúde mental, cuidados de enfermagem.

Resultados:

identificaram-se 19 artigos. Uso limitado e parcial do processo de enfermagem no cuidado estabelecido por meio da relação terapêutica que respeita a individualidade do paciente. Observaram-se propostas de cuidados sistematizados para pacientes que apresentam aspectos patológicos no limite entre físico e psíquico, podendo ser uma resposta à influência da prática baseada em evidências.

Conclusão:

constatou-se movimento antagônico entre cuidado pautado na relação e situado na padronização de diagnósticos que respondem ao mal-estar físico. Verificou-se falta de evidência para o uso do processo de enfermagem na saúde mental e aponta-se para necessidade da criação de novas possibilidades de diálogo entre perspectivas relacional e biológica.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva