Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vigilância em Saúde no SUS - construção, efeitos e perspectivas / Health surveillance at the SUS: development, effects and perspectives

Teixeira, Maria Glória; Costa, Maria da Conceição Nascimento; Carmo, Eduardo Hage; Oliveira, Wanderson Kleber de; Penna, Gerson Oliveira.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 23(6): 1811-1818, jun. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-952657
Resumo Este artigo analisa o processo de construção da Vigilância em Saúde/VS no Brasil abordando o contexto político, histórico e organizacional deste componente do Sistema Único de Saúde, por meio do resgate histórico e apresentação dos avanços, limites, retrocessos e perspectivas. Ao longo da trajetória da VS, seus objetos de estudo e intervenção vêm se ampliando, fortalecendo a integração entre as diversas áreas da vigilância, aumentando sua capacidade de predição e intervenção. Evoluiu-se da vigilância das pessoas, para a das doenças e agora para a de riscos à saúde. A convocação da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a ser realizada em 2018, oportuniza revisão e formulação de proposições voltadas para o fortalecimento da VS, expansão do seu escopo de ações e busca de alternativas adequadas e arrojadas, que garantam que a nova modalidade de financiamento do SUS aprovada em 2017, de fato, venha reforçar os avanços conquistados por este no campo da Saúde Coletiva.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva