Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A evolução da carga de causas externas no Brasil: uma comparação entre os anos de 1998 e 2008 / /Evolution of the burden of injuries in Brazil: a comparison between 1998 and 2008 / /La evolución de la carga de causas externas en Brasil: una comparación entre los años 1998 y 2008

Mendes, Luiz Villarinho Pereira; Campos, Mônica Rodrigues; von-Doellinger, Vanessa dos Reis; Mota, Jurema Corrêa da; Pimentel, Thiago Góes; Schramm, Joyce Mendes de Andrade.
Cad. saúde pública ; 31(10): 2169-2184, Out. 2015. tab, graf
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-34768
O objetivo foi comparar as estimativas das causas externas provenientes do estudo Carga Global de Doenças, entre os anos 1998 e 2008. A estimação do DALY (disability-adjusted life year) e do YLL (years of life lost) foi baseada em metodologia do estudo Carga Global de Doenças. Para o cálculo do YLD (years lived with disability), foram incluídas informações sobre atendimentos em emergências. Para comparabilidade, fez-se necessária a aplicação da mesma metodologia nos dois momentos analisados, tendo sido a mais recente eleita como padrão de referência. Em ambos os anos as causas externas foram responsáveis por cerca de 10% do total do DALY. Entretanto, sua distribuição interna apresentou marcada diferença entre as regiões do Brasil, com queda no Sudeste e aumento no Norte e Nordeste. Houve aumento das causas intencionais e o DALY se tornou mais letal (maior parcela de YLL). Espera-se que tais resultados balizem a formulação de políticas e/ou o aprimoramento das já existentes com vistas ao efetivo enfrentamento das causas externas.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Selo DaSilva