Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atencao Farmaceutica e Atencao Flutuante: formacoes de compromisso entre Farmacia e Psicanalise / Pharmaceutical care and suspended attention: compromise-formations between pharmacy and psychoanalysis

Padula, Marcelo de; Pinto, Alicia Viviana; Matos, Guacira Correa de; Siqueira, Danielle Tavares; Vieira, Roberta Claudio.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 19(2): 609-618, fev. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-705405
O presente trabalho apresenta uma visão interdisciplinar do uso racional do medicamento a partir de uma perspectiva metapsicológica. A necessidade de resgate da atuação do profissional farmacêutico junto ao paciente, através da Atenção Farmacêutica, demanda a intervenção de novos saberes que possam proporcionar uma revitalização desta relação humana. Neste sentido, através de uma compilação de passagens da obra freudiana, foram apresentados alguns dos principais conceitos metapsicológicos aparelho psíquico, atenção flutuante e formações de compromisso. Tais conceitos foram então apresentados como ferramenta teórica articulável com análises qualitativas em Atenção Farmacêutica, mais particularmente com a observação participante. Assim, os objetivos principais foram de fornecer ao farmacêutico novas ferramentas de escuta e acolhimento que podem aprimorar a atuação profissional na relação com seu paciente, assim como na obtenção e interpretação de dados qualitativos relacionados às questões humanas envolvidas nas pesquisas em Atenção Farmacêutica.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva