Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? / Educación permanente en el diário de equipos de salud de la familia: utopia, la intención o la realidad? / Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?

Bomfim, Eliane dos Santos; Oliveira, Bruno Gonçalves de; Rosa, Randson Souza; Almeida, Marlon Vinicius Gama; Silva, Simone Santana da; Araújo, Igor Brasil de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 526-535, abr.-jun. 2017. ilus
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-836372

Objetivo:

discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática.

Método:

Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se à Técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde.

Conclusão:

Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva