Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A produção científica em educação física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo / Scientific production in physical education from 2001 to 2010: the construction of a field / La producción científica en educación física de 2001 a 2010: caminos de la construcción de un campo

Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de; Silva, Alan Camargo; Silva, Luis Aureliano Imbiriba; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti.
Movimento (Porto Alegre) ; 23(3)jul.-set. 2017.
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-868387
Resumo Este estudo objetivou compreender a produção de programas de pósgraduação stricto sensu em Educação Física, no período de 2001 a 2010, tendo como pano de fundo as "regras do jogo científico" vigentes no campo. Foram selecionados 1.398 trabalhos, entre dissertações e teses, dos programas de pós-graduação USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. A análise dos dados foi realizada a partir dos enfoques temáticos biodinâmico, sociocultural e pedagógico. Os resultados revelaram a predominância do viés biodinâmico, cuja concentração de estudos reside, principalmente, nos programas da USP, UNESP e UFRGS. Já a temática sociocultural foi identificada com maior incidência na UNICAMP e UGF. O enfoque pedagógico foi encontrado em menor proporção em todos os programas. Uma análise a partir de Pierre Bourdieu apontou que a política da pósgraduação da Área 21, referendada e incentivada pela Capes, e seus impactos no campo têm favorecido essa construção do campo científico da Educação Física. (AU)
Biblioteca responsável: BR18.1
Selo DaSilva