Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde do trabalhador de enfermagem: resgate da produção científica / Nursing worker health: identification of scientific production / Salud del trabajador de enfermería: rescate de la producción científica

Barros, Vinicius Gomes; Gallasch, Cristiane Helena; Remijo, Kátia Pontes; Lima, Karyme Lucila Jabra; Baptista, Patricia Campos Pavan; Felli, Vanda Elisa Andres.
Cogit. Enferm. (Online) ; 22(3): 01-10, jul-set. 2017.
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-875379
Este estudo teve como objetivo resgatar e analisar a produção de conhecimento publicada sobre a saúde do trabalhador de enfermagem e de saúde gerada pelos integrantes do Grupo de Estudos Sobre a Saúde do Trabalhador de Enfermagem e Saúde. Trata-se de um estudo documental, descritivo e exploratório, com análise quantitativa dos dados referentes à produção entre 1997 e 2016. Em 20 anos, foram geradas 343 publicações. A análise mostrou o predomínio de publicações de pesquisadores doutores (146; 42,57%), seguidos dos mestres (105; 30,61%) e graduandos (62; 18,08%), sendo a maioria "resumos e resumos expandidos publicados em anais" (172; 50,15%), seguidos de artigos publicados em periódicos científicos (74; 21,57%). A temática "Exposições a cargas de trabalho e/ou Processo de desgaste no Trabalho" foi a predominante, evidenciando os riscos à saúde do trabalhador. Conclui-se que o grupo de pesquisa apresentou produção científica expressiva no período estudado, contribuindo com o avanço do conhecimento científico sobre o tema em foco (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9
Selo DaSilva