Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de enteroparasitos em crianças de uma unidade de educação infantil municipal de Rondonópolis ­ MT / Prevalence of enteroparasites in children of a municipal infant education unit of Rondonópolis - MT

Zamprone, Jéssica Teixeira; Reimann, Daiane Laingvoit Wilhelms; Moura, Daniele Cristie de; Roma, José Henrique Francisco; Castro, Ludiele Souza; Marques, Aline Pereira; Castro, Lisie Souza; Silva, Marcondes Alves Barbosa da; Melo, Laura Valdiane Luz.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 5(2): 150-154, abr-jun /2017. tab
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-875695

Objetivos:

Este estudo teve como um de seus objetivos avaliar a presença de enteroparasitos em crianças que frequentavam um Centro de Educação Municipal Infantil (CMEI) de Rondonópolis - MT.

Métodos:

Foram realizadas as coletas das amostras fecais no período de março a maio de 2016 e, posteriormente, analisadas pelo método de Hoffman, Pons e Janer (HPJ) no laboratório de Ciências Básicas da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, finalizando com um questionário sócio demográfico de fatores de risco para a infecção.

Resultados:

Entre as 57 crianças pesquisadas, detectou-se positividade para enteroparasitoses em 10 (17,54%) delas, o parasita mais prevalente foi a Giardia lamblia (70%). Em relação ao sexo, a maior positividade das amostras se deu entre crianças do sexo masculino.

Conclusão:

Os achados dessa pesquisa demonstram que, embora o Ministério da Saúde venha aplicando medidas de controle dos enteroparasitos como o Programa Saúde na Escola, mais medidas deverão ser tomadas, principalmente pelos profissionais de saúde da Atenção Primária. Uma medida simples e eficaz é a educação em saúde executada de forma específica para a conscientização dessas crianças e de seus responsáveis sobre cuidados e higienização para uma melhor qualidade de vida. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva