Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A formação na modalidade Residência Médica: contribuições para a qualificação e provimento médico no Brasil / Medical residency training: contributions for qualification and provision of physicians in Brazil / Entrenamiento en el modo de Residencia Médica: aportes para la cualificación y la prestación de servicios médicos en Brasil

Berger, Carla Baumvol; Dallegrave, Daniela; Castro Filho, Eno Dias de; Pekelman, Renata.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 12(39): 1-10, jan.-dez. 2017.
Artigo Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-877074

Objetivo:

Apresenta-se uma experiência de implantação de programa de Residência Médica em âmbito nacional, tecendo-se considerações sobre algumas dificuldades encontradas durante o processo.

Métodos:

São expostos os conceitos de interiorização da formação, descentralização e desconcentração, problematizando-se os usos de cada um desses a partir da experiência relatada.

Resultados:

Alguns dos desafios percebidos apontam na direção de reorganizar a implantação de processos semelhantes para evitar a baixa ocupação de vagas de Residência Médica e qualificar o acompanhamento dos profissionais que se tornam preceptores.

Conclusão:

Entende-se que esta proposta contribui na qualificação e no provimento de médicos para o Sistema Único de Saúde no Brasil.
Biblioteca responsável: BR1931.9
Selo DaSilva