Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As ações de enfermagem no cuidado à gestante: um desafio à atenção primária de saúde / The nursing care actions toward the pregnant women: challenging the primary health care / Los cuidados de enfermería en acciones a embarazada: un reto para la atención primaria de salud

Garcia, Estefânia Santos Gonçalves Felix; Bonelli, Marina Cortez Pereira; Oliveira, Aline Neves; Clápis, Maria José; Leite, Eliana Rocha Peres Carvalho.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 863-870, jul.-set. 2018. tab
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906820

Objetivo:

Verificar as ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem na assistência às gestantes em unidades de atenção primária à saúde.

Métodos:

estudo descritivo e transversal realizado em um município do Sul de Minas Gerais, que acompanhou 134 gestantes. O levantamento das ações desempenhadas pelos nove profissionais ocorreu por meio da observação sistemática e utilizou-se um instrumento que abordava as melhores evidências científicas da prática obstétrica. A análise foi apresentada por meio de tabelas de contingência, frequência absoluta e percentual.

Resultados:

dentre as ações realizadas na pré-consulta a aferição da pressão arterial foi de 97,7%. Quanto às orientações realizadas pelos profissionais sobre o aleitamento materno e teste do pezinho constatou-se uma percentagem de 30,59% e 74,35%, respectivamente.

Conclusão:

constata-se que os profissionais desenvolvem a consulta de pré-natal de forma incompleta. Ressalta-se que a educação permanente voltada para as competências essenciais em obstetrícia pode ofertar uma assistência integral e de qualidade
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva