Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos e comunicação: estudo bibliométrico / Communication in palliative care: a bibliometric study / Cuidados paliativos y comunicación: estudio bibliometrico

Alves, Adriana Marques Pereira de Melo; Costa, Solange Fátima Geraldo da; Fernandes, Maria Andréa; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Lopes, Maria Emília Limeira; Zaccara, Ana Aline Lacet.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(2, n. esp): 524-532, jan. 2019. graf, tab
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-969396

Objetivo:

Analisar os indicadores bibliométricos acerca da produção cientifica sobre cuidados paliativos e comunicação disseminados em periódicos online no campo da saúde.

Método:

- Estudo bibliométrico cuja amostra foi composta por 67 artigos, publicados no período de 2007- 2016 nas bases de dados Lilacs, MedLine e Scielo.

Resultados:

A análise dos indicadores mostrou que houve crescimento expressivo das publicações sobre cuidados paliativos e comunicação, nos últimos dez anos, mesmo de forma não progressiva. O ano de 2016 se destacou como o de maior produção de estudos (22%). Verificou-se a internacionalização dos estudos sobre a temática, tendo em vista que a maioria foi publicada em periódicos internacionais (80,6%), na língua inglesa (76,2%).

Conclusão:

Existe a necessidade do desenvolvimento de pesquisas com maior nível de evidência na área dos cuidados paliativos e da comunicação, para que possam ser aplicados na assistência ao paciente
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva