Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de quarta geração: revisão integrativa sobre sua aplicação na pesquisa em saúde / Fourth-generation assessment: integrative review about its application in health research

Rissardo, Leidyani Karina; Antunes, Marcos Benatti; Alves, Ana Carolina Kuchpil de Souza; Pilonetto, Bruna; Luz, Geisa dos Santos; Carreira, Lígia.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 21(247): 2518-2523, dez.2018.
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-970958
O presente estudo objetivou identificar na produção científica existente, como vem sendo utilizado o referencial metodológico avaliação de quarta geração nas pesquisas em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa a partir de publicações levantadas nas bases de dados PubMed, Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, no período de 2005 a 2015. Utilizou-se a combinação dos descritores avaliação de quarta geração e avaliação qualitativa, em todos os idiomas, totalizando 27 estudos analisados. O processo de análise permitiu a construção de duas categorias temáticas Potencialidades e desfechos da avaliação de quarta geração e Limitações da metodologia atreladas com estratégias no campo da pesquisa. Observou-se predomínio de estudos brasileiros na área de saúde mental e escassez de estudos internacionais. Aspectos positivos foram encontrados devido à escolha do referencial metodológico, principalmente no que se refere em dar voz aos grupos de interesses estudados. As publicações evidenciam a relevância do rigor metodológico a ser seguido quando se trabalha com a avaliação de quarta geração, uma vez que é necessário adotar os critérios estabelecidos pelos autores deste referencial.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva