Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Descripción demográfica, clínica y anatomopatológica de las microcirugías de laringe: estudio retrospectivo en el Hospital Británico de Buenos Aires / Demographic, clinical, and anatomopathological description of larynx microsurgeries: Retrospective study at Hospital Británico de Buenos Aires / Descrição demográfica, clínica e anatomopatológica das microcirurgias de laringe: estudo retrospectivo no Hospital Britânico de Buenos Aires

Castillo-Bustamante, M; Ricardo, MA; Farías, P; Casiraghi, M; Zapata, S.
Med. U.P.B ; 38(1): 27-32, 13 de febrero de 2019. tab, Ilus
Artigo Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-980295

Objetivo:

a microcirurgia laríngea é um procedimento terapêutico em lesões benignas de laringe, diagnóstico em pacientes com disfonias de evolução variável e em casos de suspeita de malignidade. O objetivo deste estudo é descrever as características dos pacientes intervindos por microcirurgia laríngea e as lesões observadas num serviço de otorrinolaringologia na Argentina.

Metodologia:

estudo retrospectivo. Se realizou a revisão de protocolos cirúrgicos, histórias clínicas, videoestroboscopias computorizadas e documentos de anatomia patológica. Análise univariado descritivo com utilização da t de Student ou a Chi- quadrado, segundo as características das variáveis (p <0.005 para significância estatística).

Resultados:

o sexo masculino foi o mais intervindo, com uma idade média de 51.2 ± 6.6 anos. O antecedente de tabaquismo foi o mais frequente. As principais lesões macroscópicas foram pré-malignas e malignas, pólipos e quistos. Na anatomia patológica se encontraram pólipos, carcinomas e quistos. Em ambos sexos a lesão mais frequente foi o pólipo (33% vs. 45%, p =0.03). Em pacientes com antecedente de tabaquismo a lesão mais comum foi pólipo, em ambos gêneros, em menores de 60 anos (46% vs. 30%, p =0.02), enquanto em maiores de 60 anos foi o carcinoma (33% vs. 15%, p <0.001).

Conclusões:

na população masculina na sexta década da vida se encontrou principalmente presença de pólipos, quistos e carcinomas. Em pacientes deste gênero, com antecedente de tabaquismo, se descreve maior presença de carcinomas.
Biblioteca responsável: CO101.1
Localização: CO101
Selo DaSilva