Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Concepções teórico-metodológicas de John Thompson: análise de produções e contribuição para a pesquisa em enfermagem / The theoretical-methodological conceptions of John Thompson: production analysis and its contribution for the nursing research field / Concepciones teórico-metodológicas de John Thompson: análisis de producciones y contribución para la in vestigación en enfermeria

Menezes, Harlon França de; Ferreira, Rosa Gomes dos Santos; Silva, Priscila Cristina Pereira de Oliveira da; Cardoso, Maria Manuela Vila Nova; Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa; Souza, Emilia Jales Simões de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(3): 607-612, abr.-maio 2019. il, graf
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-988002

Objetivo:

Identificar produções acadêmicas, nos programas stricto sensu de enfermagem, onde se adota referencial de Thompson e discutir concepções teórico-metodológicas e contribuição de Thompson para o conhecimento e prática da Enfermagem.

Método:

Estudo descritivo-documental, reflexivo, cuja análise constituiu-se por resumos de teses/dissertações por enfermeiros no Brasil, relacionadas às concepções teórico-metodológicas de Thompson.

Resultados:

Identificou-se 17 produções, 07 teses de doutorado (41,17%), 10 dissertações de mestrado acadêmico (58,83%), com destaque para a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Conclusão:

Estudos de enfermagem permeados pela sociologia ampliam a visão de que uma técnica, uma estratégia educativa, uma tecnologia emergem em razão do cenário social, das necessidades permeadas por valores e da dinâmica existente entre ciência e sociedade. Acredita-se ser importante para o cenário cientifico e investigativo de enfermagem, compreender as modificações inerentes ao cuidar, advindas de um produto crítico-reflexivo social, que pode ser contemplado por adotarmos como norteador de análise, teóricos imersos no viés da sociologia
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva