Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção científica da enfermagem sobre transplante de células-tronco hematopoéticas de sangue do cordão umbilical / No disponible

Silva, Magda Maria Barbosa da; Campos de Azevedo, Isabelle; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Brandão, Isabel Cristina Araújo; Silva, Ricardina Oliveira Da; Ferreira Júnior, Marcos Antonio.
Cult. cuid ; 22(51): 169-177, mayo-ago. 2018. tab, graf
Artigo Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-175678

Introdução:

O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é um procedimento que substitui células doentes por células sadias, por meio da infusão de células-tronco hematopoéticas.

Objetivo:

Identificar na literatura as publicações da enfermagem que abordem o TCTH de Sangue de Cordão Umbilical (SCU).

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa, para qual se realizou buscas por meio das bases de dados eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde, National Library of Medicine (PUBMED/MEDLINE), Science Direct e SCOPUS. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão estudos disponíveis em qualquer idioma, estudos que abordassem o TCTH de sangue de cordão umbilical e estudo publicado na íntegra.

Resultados:

O processo de busca eletrônica dos estudos resultou em um total de 978 estudos, dos quais cinco compuseram a amostra da revisão. Os estudos selecionados abordaram o conhecimento dos enfermeiros sobre o transplante de SCU, a coleta e armazenamento do SCU e o banco de SCU.

Conclusão:

O presente estudo proporcionou a percepção da importância do papel do enfermeiro no TCTH de SCU, visto que seu empenho junto à equipe dos bancos públicos de SCU é importante para alcançar melhores resultados, com a ampliação do número de doadores e maior satisfação dos clientes e seus familiares
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva