Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem ao portador de Hanseníase: abordagem transcultural / Asistencia de enfermería al portador de Lepra: abordaje transcultural / Nursing assistance to a Leprosy-infected patient: transcultural approach

Silva Júnior, Fernando José Guedes da; Ferreira, Riassa Dourado; Araújo, Olívia Dias de; Camêlo, Sônia Maria de Araújo; Nery, Inez Sampaio.
Rev. bras. enferm ; 61(spe): 713-717, nov. 2008. tab
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-512170
Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido em um Centro de Saúde em Teresina - PI, que abordou a problemática da assistência de enfermagem prestada a uma paciente com Hanseníase Multibacilar, enfocando o cuidado de Enfermagem Transcultural, Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem segundo a Taxonomia II da NANDA. Realizou-se a entrevista semi-estruturada e observação participante, que possibilitaram a coleta dos dados, os quais foram tratados baseados nos padrões normativos, valores e prática diárias, modos de cuidado popular e cuidados requeridos no sistema profissional. Neste estudo, constatou-se que o planejamento da assistência de enfermagem visou, principalmente, contribuir para a adesão ao tratamento da doença, diminuindo os riscos potenciais e utilizando a preservação, negociação e re-padronização do sistema profissional. Observou-se também a adesão ao tratamento e a realização de autocuidado voltado para a hanseníase de forma culturalmente satisfatória.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva