Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nutrição enteral como alternativa em síndrome do intestino curto / Enteral nutrition as an alternative in short bowel syndrome / Nutrición enteral como una alternativa en el síndrome de intestino corto

Borges, Viviane Chaer; Silva, Maria de Lourdes Teixeira; Aguiar, Joana Ercília; Bertevello, Pedro Luís; Sapucahy, Manuela Venâncio; Van Aanholt, Denise Philomese Joseph; Bottoni, Andrea; Waitzberg, Dan Linetzky.
Rev. bras. nutr. clín ; 15(4): 410-418, out.-dez.2000. tab
Artigo Português | LILACS | ID: lil-579383
Este trabalho avaliou a eficácia da terapia nutricional (TN) adjuvante em portadores de síndrome do intestino curto (SIC) em regime de NPT domiciliar por 2 a 4,5 anos. A interrupção da terapia deu-se por sepse por cateter em dois pacientes, trombose venosa profunda em dois e embolia pulmonar em um. A dieta enteral foi introduzida após um a seis meses de suspensão de NPT. A via de acesso da TN enteral foi nasotenral (um paciente), gastronomia (três) e oral (um). A dieta enteral utilizada foi polimérica isomolar com fibras (três pacientes) e sem fibras (dois). A técnica de infusão foi cíclica noturna e/ou diurna em sistema fechado com bomba de infusão (50 a 83 ml/h) ou oral fracionada. Os resultados permitiram concluir que a TN enteral adjuvante nesta população permitiu prover as necessidades calóricas sem NPT, com manutenção de peso corpóreo, constituindo-se alternativa viável no manuseio nutricional de SIC.
Biblioteca responsável: BR12.1
Selo DaSilva