Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso e comunicação de adultos surdos: uma voz silenciada nos serviços de saúde / Acceso para adultos sordos y comunicación: una voz silenciada en los servicios de salud / Access and communication of deaf adults: a voice silenced in health services

Aragão, Jamilly da Silva; Magalhães, Isabella Medeiros de Oliveira; Coura, Alexsandro Silva; Silva, Arthur Felipe Rodrigues; Cruz, Giovanna Karinny Pereira; França, Inácia Sátiro Xavier de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(1): 1-7, jan.-mar. 2014. tab
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-706411

Objetivo:

Investigar o acesso e a comunicação de adultos surdos nos serviços de saúde.

Método:

Estudo descritivo, realizado de março/2011 a julho/2012 em uma escola de audiocomunicação, localizada em Campina Grande/PB, Brasil. Participaram 36 sujeitos que responderam um questionário sobre acesso e comunicação nos serviços de saúde, sendo os dados analisados no SPSS.

Resultados:

Verificou-se que 75% dos surdos acessam o serviço médico e, 88,9%, o odontológico, sendo as instituições públicas as mais acessadas (53,1%). Os principais fatores que motivaram 25% não buscarem serviços de saúde foram não precisar (88,8%) e não ter ninguém para acompanhar (44,4%). Todos referiram dificuldade de comunicação com os profissionais de saúde, sendo o auxílio de um familiar (86,1%) a alternativa mais utilizada.

Conclusão:

O acesso dos surdos nos serviços de saúde é permeado por dificuldades, sendo a dificuldade da comunicação não verbal um dos principais fatores que fragiliza a inclusão desses sujeitos.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva