Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sucesso no transplante de células tronco mesenquimais em ovinos com osteonecrose induzida da cabeça do fêmur. Resultados preliminares / Successful transplant of mesenchymal stem cells in induced osteonecrosis of the ovine

Feitosa, Matheus Levi Tajra; Fadel, Leandro; Beltrão Braga, Patrícia Cristina Baleeiro; Wenceslau, Cristiane Valverde; Kerkis, Irina; Kerkis, Alexandre; Júnior, Eduardo Harry Birgel; Martins, João Flávio Panattoni; Martins, Daniele dos Santos; Miglino, Maria Angélica; Ambrósio, Carlos Eduardo.
Acta cir. bras; 25(5): 416-422, 2010.
Artigo Inglês | SES SP - Instituto Butantan, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto Butantan | ID: ses-25435
Verificar os efeitos das células-tronco mesenquimais da medula óssea de ovinos e da polpa dentária imatura humana em ovinos com osteonecrose induzida, da cabeça do fêmur.Oito ovelhas foram distribuídas em três grupos experimentais. O primeiro grupo foi composto por quatro animais com osteonecrose da cabeça do fêmur induzida por etanol através da descompressão central, que não receberam nenhum tratamento. O segundo e o terceiro grupo, cada um composto por dois animais, receberam transplante heterólogo de células tronco mesenquimais de ovinos e polpa dentária imatura humana seis semanas após a indução da osteonecrose dacabeça do fêmur, respectivamente. Em ambos os grupos experimentais as células foram transplantadas sem o uso de drogas imunossupressoras. Os achados demonstram que as células-tronco mesenquimais injetadas na cabeça do fêmur se encontravamviáveis após o transplante no novo sítio e proliferaram em pouco tempo. Os dados histológicos sugerem que a regeneração óssea nos animais transplantados com polpa dentária imatura humana foi mais rápida do que nos animais submetidos somente a descompressão central. O transplante de células tronco mesenquimais na osteonecrose da cabeça do fêmur induzida em ovinos através da técnica de descompressão central é um procedimento seguro, e aparentemente favorece a regeneração óssea de tecidos lesados. (AU)
Biblioteca responsável: BR78.1
Localização: BR78.1
Selo DaSilva