Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde Bucal do Adolescente: Revisão de Literatura / Teenager's Oral Health: Literature Review

Silva Júnior, Ivam Freire da; Aguiar, Natália Lima; Barros, Wallace Rafael Conde; Arantes, Diandra Costa; Nascimento, Liliane Silva do.
Rev.Adolesc. Saúde (Online) ; 13(supl.1): 95-103, ago.-set. 2016. tab, graf
Artigo em Português | Adolecbr | ID: abr-642

OBJETIVO:

Verificar na literatura abordagens sobre as condições bucais, hábitos de higiene e percepção em saúde bucal em adolescentes brasileiros.

MÉTODOS:

Foram selecionados artigos científicos do indexador SciELO acerca do tema saúde bucal de adolescentes, com busca utilizando os termos "Saúde bucal adolescente", "Saúde oral adolescente" e "cárie adolescente". Foram consideradas publicações compreendidas entre os anos 2000 e 2012 sobre epidemiologia de cárie e doença periodontal na adolescência, percepção e autocuidado, hábitos de higiene bucal e uso dos serviços odontológicos pelo adolescente.

RESULTADOS:

A maioria das publicações aceitas para essa revisão foram produzidas entre 2007 a 2009, as quais foram subdivididos por temas principais epidemiologia (cárie e/ou doença periodontal), determinantes para a prevalência de cárie, percepção de saúde bucal, hábitos e comportamentos em higiene oral e promoção de saúde. A adolescência é uma fase de grandes riscos para problemas de saúde bucal, tais como cárie, gengivite, recessão e sangramento gengival. Fatores sociodemográficos, psicossociais e o estilo de vida adotado pelo indivíduo determinam os hábitos de higiene e a própria saúde. Estudos mostram que variáveis como sexo, escolaridade e região incidem também nas condições de saúde geral e, especificamente, saúde oral.

CONCLUSÃO:

A adolescência merece cuidados e atenção diferenciada no que tange a saúde. Em saúde bucal, cárie e problemas periodontais ainda são realidade de boa parte da população. É necessário elucidar a relevância do desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde voltada para essa faixa etária, principalmente em ambiente escolar(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1